segunda-feira, 7 de outubro de 2013

O balanço da revolução

A reforma agrária facilitou a vida de camponeses que com o fim dos encargos feudais aumentaram sua renda, os burgueses poderam se dedicar aos negócios e acumular lucros, o exército foi uma das instituições que mais se beneficiou com a revolução.
Com a revolução francesa a nobreza perdeu seus privilégios o clero católico também perdeu seus privilégios e bens, as terras da igreja foram confiscadas e o clero deixou de controlar atividades da vida como casamento, nascimento e morte.
A revolução francesa é um dos assuntos mais estudado pelos historiadores por seu radicalismo, fúria e pelas conquistas democráticas que promoveu.Ela continua sendo um símbolo do sonho e da esperança para o mundo todo.

O cotidiano durante a Revolução

A Revolução Francesa modificou a vida da população, o vestuário adquiriu um sentido político, roupas e acessórios com as cores da bandeira Francesa eram comuns, também no vocabulário manifestou-se a preocupação em estabelecer a igualdade todos começaram a se tratar por cidadãos e cidadãs.Mais tarde esta forma de tratamento foi trocada por '"tu", alegando que traria mais informalidade.

18 de Brumário

Foi o golpe que Napoleão deu para representar a preservação da ordem, ocorrido no dia 9 de Novembro ou 18 de Brumário no calendário revolucionário, recebeu amplo apoio da burguesia e dos camponeses, depois de uma década de agitação social, a esperança de estabelecimento da ordem era depositada no consulado.

O Diretório

Em 1795 dividiu-se o poder Executivo em 5 diretores que seriam trocados periodicamente, esse governo ficou conhecido como Diretório, mas esse sistema logo demonstrou falhas e a situação econômica continuaria crítica.

Golpe do Termidor

Foi um golpe articulado pela burguesia Girondina que tomou o poder no dia 27 de Julho de 1794, Robespierre foi preso e guilhotinado

Realizações do governo Jacobino

Criou:
Fábrica de armas
Roupas
Sapatos para os soldados
Programas de apoio aos indigentes, viúvas e órfãos
Escolas Laicas(sem religião)
Unificou padrões de pesos e medidas(sistema métrico decimal)

Os Jacobinos no poder

Após a morte do rei a situação da França ficou instável, o governo Girondino não conseguiu conter o movimento revolucionário e uma guerra civil eclodiu no oeste do país.
Os Jacobinos expulsaram os Girondinos da Convenção, foi o início dos Jacobinos no poder.Foi criado o comitê da salvação pública que tinha plenos poderes sobre o exército e a politica, estima-se que 16 mil pessoas tenham sidos Guilhotinadas* em um ano, seu lider era Robespierre e o periodo Jacobino ficou conhecido como o Grande Terror

*Guilhotina - máquina inventada por Antoine Louis, constituido de uma lâmina afiada que em um movimento rápido cortava a cabeça do individuo

A republica francesa

Setembro de 1792 a republica foi proclamada na França através da Convenção Nacional, todas as festas religiosas foram abolidas, cada mês recebia um nome ligado as caracteristicas climáticas e agricolas predominantes no periodo.
A maioria dos deputados pertencia a alta burguesia(Girondinos), a oposição era chamada de Jacobinos que queriam mudanças radicais, os deputados precisavam decidir o destino de Luis XVI, o rei foi convocado a depor e foi considerado culpado de traição à pátria, o rei então foi guilhotinado em Janeiro de 1793, a rainha Maria Antonieta meses depois.

A Assembléia Legislativa

 Seus deputados eram divididos em 3 grupos:

Jacobinos:Representando os membros de pequena burguesia

Girondinos:Representavam a alta burguesia e nobres liberais

Havia ainda a Planicie, representada por um grupo de de deputados moderados e sem posições politicas definidas.Havia tambem os Monarquistas Contitucionais, que defendiam a manutenção da ordem estabelecida.

A monarquia constitucional

Na monarquia constitucional o rei comandava, mas agora era obrigado a jurar e obedecer a constituição aprovada pela Assembléia, o Estado Frances foi organizado em 3 poderes:
Executivo
Legislativo
Judiciário

A constituição também garantia a livre iniciativa e a liberdade de comercio eliminando as restrições mercantilistas.

O INICIO DA REVOLUÇÃO

A Queda da Bastilha:
Era uma fortaleza utilizada como prisão real.
O inicio da revolução começou porque o rei Luis XVI e sua esposa Maria Antonieta eram muito ricos por causa dos impostos cobrados da população, tinham tudo do bom e do melhor,compravam roupas caras, gastavam com jóias e a população na miséria, o povo lutou pelo seus direitos, cansados de viver na miséria e seu rei só do bom e do melhor, invadiram a bastilha para conseguir armas e munições para lutar contra as tropas reias, invadiram o palácio, mataram os guardas e foram em busca de Maria Antonieta porém a mesma se escondeu no quarto do seu marido.

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Os Estados Gerais e a Assembleia Nacional Constituinte

A convocação dos Estados Gerais nada mais é que a convocação dos três estados: clero, nobreza e representantes do terceiro estado. Fazia mais de 150 anos que os Estados Gerais não eram convocados, mas a situação era crítica: a população reclamava modificações na cobrança dos impostos.

O problema é que cada um dos estados tinha direito a um voto, e neste caso, nobreza e clero iriam se unir contra as mudanças requeridas pelo terceiro estado. Em meio à discussão o terceiro estado moveu uma forte campanha exigindo que a votação fosse por pessoa, e não por estado. Clero e nobreza reagiram e já no começo dos trabalhos dos Estados Gerais, no mês de maio de 1789, o rei Luís XVI decidiu que a votação continuaria sendo feita por estado.

A crise da monarquia

No final do século XVIII, os motivos para as inquietações sociais só aumentava na França.
A rígida divisão social do antigo regime tornava-se inadequada ás transformações presenciadas pela sociedade francesa.
O controle do Estado começou a ser um empecilho do desenvolvimento econômico. 
O quadro tornou-se ainda mais complicado com o agravamento da crise financeira.
O governo francês gastava muito mais do que recolhia.A delicada situação financeira do país agravou-se com o apoio dado pela França ao movimento de independência das colonias inglesas na América, iniciado em 1776.Uma das propostas para contornar a grave crise financeira era efetuar uma austera reforma fiscal e cobrar impostos de toda população, inclusive dos membros do primeiro e segundo estado.

A difusão das ideias iluministas

Nesse período  circulavam jornais e panfletos pelo país divulgando ideias iluministas, como a igualdade dos homens perante a lei e da defesa da razão, principio que deveria guiar todas as ações e instituições humanas, o que incluiu o governo.
Essas ideias foram a base para o movimento revolucionário que se iniciou na França em 1789 e modificou a politica do mundo ocidental nos anos seguintes.

Revolução Francesa

No final do século XVIII, a França era uma monarquia absolutista , governada pelo rei Luís XVI.Ele concentrava todos os poderes do Estado: Legislativo, Executivo e Judiciário.
A sociedade francesa estava dividida em três ordens:
-Primeiro estado, formado pelo clero
-Segundo estado, formado pela nobreza
-Terceiro estado, abrigava os camponeses, operários,os profissionais liberais,os burgueses.
Primeiro estado - O clero, monopolizava o ensino , controlava as publicações que circulava na França e prestava assistências aos necessitados.
Segundo estado - A nobreza detinha a maior parte das terras no país
Terceiro estado - Os membros desse grupo não tinha nenhum privilégio junto á Coroa, os camponeses constituíam o maior grupo dentro do terceiro estado, pagavam tributos aos nobres pelo uso das suas propriedades e ao governo pelos artigos que precisassem comprar.